Um projeto arquitetônico totalmente integrado com a natureza e que valoriza a sustentabilidade: esses foram os aspectos prezados pelo arquiteto Paulo Stocco ao idealizar a Casa AK.
Desenvolvido para ser localizado em um condomínio de alto padrão e ecológico, situado em meio à Mata Atlântica, no litoral de São Paulo, o projeto da Casa AK tinha como principal objetivo preservar as características originais do terreno.
Por isso, tanto a topografia quanto a vegetação natural e as pedras existentes no local foram levadas em conta. Para isso, Stocco apostou em ideias criativas e sustentáveis, que foram primordiais para conseguir colocar a ideia no papel. Com a ideia em mente de manter as características topográficas e de vegetação nativas do terreno, Stocco utilizou a criatividade para conseguir alcançar o objetivo.
Para isso, a casa foi projetada para ficar sobre pilotis, conjunto de colunas usadas para sustentar a residência e, ao mesmo tempo, deixar o pavimento térreo livre. Dessa maneira, o projeto arquitetônico conseguiu preservar o perfil natural do terreno, que fica livre por baixo da construção. O projeto é sustentável em todos os aspectos, desde a preservação do terreno até ao sistema construtivo escolhido usando o steel frame. Além dos aspectos já citados, a sustentabilidade também está presente em outras características da Casa AK. Dois exemplos disso são a utilização da madeira sintética e o uso de sistema de energia solar. O pavimento térreo da Casa AK é completamente aberto. Isso faz com que a residência fique totalmente integrada com a natureza, que atravessa a casa desde o deck frontal até a parede de vidro dos fundos, onde os moradores se deparam com uma densa floresta. A piscina é outro espetáculo à parte! Com uma das laterais em vidro estrategicamente projetada para ficar em uma depressão natural do terreno, a visão da piscina é inigualável. Para que a área de lazer seja aproveitada ao máximo, um espaço para relaxamento, com estofados aconchegantes, foi projetado para ficar ao lado da piscina, ao ar livre. Para completar o projeto e criar um espaço integrado com a natureza, sem perder a modernidade, a sala de estar é muito aconchegante e conta com itens como a lareira, que deixam o ambiente mais confortável para o uso no inverno. * Texto original publicado no site https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/9132284/conheca-a-casa-ak-um-projeto-arquitetonico-sustentavel-e-integrado-com-a-natureza